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Employee Experience Management: Um recurso inestimável para atrair talentos.

Atualizado: 7 de ago. de 2023


Employee Experience Management: Um recurso inestimável para atrair talentos.

No mercado de trabalho altamente competitivo de hoje, atrair e reter talentos qualificados tornou-se uma prioridade para as empresas. Enquanto a remuneração e os benefícios ainda são importantes, os profissionais em busca de emprego também estão cada vez mais interessados na qualidade da experiência que terão ao ingressar em uma empresa.


A experiência do funcionário, ou employee experience, é um conceito que se refere à jornada que um colaborador vivencia ao longo de sua estadia na empresa. Ela engloba todos os aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, cultura organizacional, relacionamentos interpessoais, oportunidades de crescimento, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e muito mais.


Neste Post, exploraremos as principais práticas e estratégias que as empresas podem implementar para criar uma ‘experiência do funcionário excepcional’.


Para te guiar melhor sobre o assunto, listamos abaixo os principais tópicos que serão abordados:




O que é “employee experience?



Employee experience ou experiencia do funcionário, se refere a todas as percepções e vivências que os colaboradores, tanto novos como antigos, têm ao trabalhar em uma empresa. Essas experiências começam desde o primeiro contato durante o processo de entrevista e integração, e se estendem para as atividades diárias e a vida dentro do negócio, dentro de suas funções específicas. Como cada funcionário é único, sua experiência geral ao longo de seu período de trabalho, seja ele breve ou de longa duração, também é única.



Por que a experiência do funcionário se tornou tão importante?



Sabemos que a qualidade de se ter experiência tem um impacto direto na capacidade de uma empresa atrair e reter talentos. Os profissionais talentosos estão em busca de empresas que ofereçam um ambiente de trabalho positivo, que valorizem seus colaboradores e que proporcionem oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.


Uma experiência do funcionário positiva tem o poder de influenciar a percepção dos colaboradores sobre a empresa, sua satisfação no trabalho e seu engajamento com as metas e objetivos organizacionais. Além disso, colaboradores satisfeitos são mais propensos a se tornarem defensores da marca empregadora, compartilhando suas experiências positivas com outras pessoas e atraindo novos talentos para a organização.


Para construir uma experiência do funcionário excepcional, é necessário que as empresas adotem uma abordagem estratégica e holística. Isso envolve analisar e compreender as necessidades, expectativas e desejos dos colaboradores em todas as etapas de sua jornada, desde o recrutamento até o desenvolvimento de carreira.[1]



Como você pode usar employee experience para atrair e reter talentos?



O valor do envolvimento e da experiência dos funcionários é de extrema importância para os profissionais de RH. Então, como sua empresa pode aproveitar isso para atrair e reter talentos? Abaixo estão algumas sugestões práticas que podem ser implementadas:[1]


Melhore seus processos de recrutamento, entrevista e integração.


A experiência do funcionário tem início na primeira interação e comunicação com a empresa. Desde a candidatura a uma vaga, passando pelo processo de triagem e entrevista, até a contratação, os candidatos formam sua primeira impressão da empresa. Como diz o ditado, você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. Uma experiência positiva nessas primeiras interações terá um impacto direto nas chances de os indivíduos ajudarem a atrair mais talentos para sua empresa. Por outro lado, uma experiência negativa fará com que os candidatos rejeitem ofertas de emprego e falem negativamente sobre sua empresa.


Concentre-se na cultura e na moral positiva diariamente.


A cultura da equipe desempenha um papel fundamental na experiência do funcionário no dia a dia. Concentrar-se nessa cultura e promover uma moral positiva é essencial para o sucesso de um negócio. Desde benefícios e incentivos divertidos até uma gestão positiva e eficaz, além do cuidado com o sucesso e crescimento dos funcionários, diversos fatores influenciam. Todos os aspectos das operações diárias devem ser constantemente analisados e aprimorados. A liderança deve se concentrar em fornecer feedback consistente e relatórios de desempenho, criar um ambiente colaborativo e aberto, e cultivar uma cultura geral que mantenha as equipes engajadas com o propósito e a missão da organização.[2]


Forneça oportunidades incríveis de treinamento, orientação e crescimento.


Os funcionários que recebem treinamento consistente, orientação e oportunidades de progresso na carreira desempenham um papel essencial nas estratégias de Recruitment Marketing. Esses colaboradores se tornam naturalmente embaixadores da marca da empresa e, com prazer e muitas vezes sem perceber, promovem a empresa e suas oportunidades para outras pessoas. Para muitos profissionais, o crescimento e o avanço são prioridades ao considerar uma posição e uma empresa. A perspectiva de promoções, responsabilidades adicionais e remuneração aprimorada contribui para atrair e reter os melhores talentos. Ao promover um ambiente que valorize o treinamento e desenvolvimento adequados, você capacita seus funcionários a se tornarem incríveis agentes de aquisição de talentos.[2]


Como você pode ver, as experiências dos funcionários podem realmente impactar o crescimento futuro e o sucesso da empresa. Recrutadores que estão profundamente focados nesses e em outros esforços gastarão menos tempo, dinheiro e recursos tentando preencher novos cargos, pois os próprios funcionários fornecem uma fonte constante de candidatos em potencial.



Claramente, essa deve ser uma iniciativa abraçada por toda a organização para obter os melhores resultados. No entanto, uma coisa é certa: a experiência do funcionário continuará a influenciar muitos aspectos do cenário empresarial, e os profissionais de aquisição de talentos colherão os benefícios ou enfrentarão dificuldades se não for bem gerenciada.


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Referência:

[1] LEE, S. What Is Employee experience? Disponível em: <https://www.cultureamp.com/blog/what-is-employee-experience>.

[2] VILLEGAS, F. 10 Workplace Employee Experience Examples. Disponível em: <https://www.questionpro.com/blog/employee-experience-examples/>.


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