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Como o ‘Recruitment Marketing’ pode afetar o RH?

Atualizado: 7 de ago. de 2023


Como o ‘Recruitment Marketing’ pode afetar o RH?

No mundo corporativo, muitas empresas apostam em candidatos qualificados, e hoje em dia é de suma importância investir em métodos de atração de pessoas, e para atrair estes tipos de candidatos, saber escolher quem possui o “feeling” no seu negócio é uma estratégia superimportante para o profissional do RH. Neste post, elaboramos um guia de como o método de “Recrutamento de Marketing” pode ajudar a estruturar a sua empresa na hora de selecionar o seu candidato.


Para te ajudar a entender sobre o assunto, listamos os tópicos que serão abordados neste post:





Mas afinal, o que é Recruitment Marketing?


O “Recruitment Marketing” em português “Marketing de Recrutamento”, é a combinação de estratégias e ferramentas usadas por uma organização para envolver e atrair candidatos a empregos na fase pré-candidata do recrutamento. Tem como objetivos: promover o valor de trabalho para a empresa e estabelecer uma cultura ou marca corporativa para atrair candidatos. O marketing de recrutamento aproveita as estratégias de marketing digital, como plataformas de mídia social, comunicação omnichannel, análise de dados e automação.


O marketing de recrutamento também pode ser usado quando se contrata para um único cargo, mas também pode ser usado para criar um grande pool de talentos para futuras contratações e alianças estratégicas. Atrair pessoas talentosas aumentará as chances de sua empresa atingir seus objetivos e crescer mais rapidamente do que seus concorrentes.


Antes de tudo, o principal objetivo do marketing de recrutamento é ajudar seu negócio a gerar novos leads para sua empresa. Trata-se de levar o tráfego para um site onde os candidatos podem aprender sobre o que sua empresa tem a oferecer.


Como atrair novos talentos?


Só porque a gestão de talentos existe no departamento de RH, não lhes dá o monopólio de atrair os melhores talentos. Você pode atrair os melhores talentos para sua empresa simplesmente fornecendo grande conteúdo e valor às pessoas que já estão à procura de emprego. O marketing de recrutamento é o processo para atingir este objetivo, deste modo, trata-se de construir relações de qualidade com funcionários em potencial. Por este motivo, o marketing de recrutamento é uma excelente ferramenta para empresas que procuram candidatos qualificados primeiro.


Técnicas do marketing de recrutamento



Uma das técnicas de combinações do marketing de recrutamento são:


Marca do empregador. O processo de definir e comunicar a cultura e a proposta de valor de uma organização a potenciais candidatos.


Recrutamento interno. Criação de conteúdo informativo e envolvente para atrair candidatos para oportunidades de emprego. Isso pode incluir o perfil dos funcionários atuais, destacando políticas e práticas de trabalho remoto ou híbrido, mantendo um blog da empresa ou discutindo projetos interessantes.


Segmentação de audiência. Identificar e segmentar potenciais candidatos com base nas necessidades do cargo a ser preenchido. As estratégias de publicidade e marketing de conteúdo podem ser adaptadas para segmentos específicos de candidatos.


Recrutamento de mídias sociais. Comunicação e busca de candidatos qualificados por meio de redes sociais. A mídia social também pode ser usada para ampliar as mensagens do empregador.


Engajamento e experiência do candidato. Manter candidatos qualificados interessados, satisfeitos e em contato. Os métodos comuns incluem: campanhas por e-mail, vagas de emprego atualizadas regularmente e feedback aberto e oportuno durante toda a jornada do candidato.


Análise de recrutamento. Rastreamento e medição de dados como número e fontes de candidatos, taxas de conversão de canais, taxas de contratação por fonte e desempenho do programa de indicação de funcionários. Os dados fornecem feedback sobre quais estratégias de marketing de recrutamento são mais bem-sucedidas e quais precisam ser melhoradas.


Como criar um plano de marketing de recrutamento

Embora não haja um padrão para planos de marketing de recrutamento, várias etapas são comuns à maioria deles incluem os seguintes tópicos:


● Definir metas

● Definir funções

● Estabelecer candidatos-alvo

● Identifique os canais de recrutamento

● Alocar recursos

● Crie um calendário de conteúdo



4 etapas do funil de marketing de recrutamento

O RH geralmente descreve a “jornada do candidato” como sendo uma série de etapas progressivamente em que são mais focadas em um "funil" de contratação. Os analistas de RH diferem no número de etapas, mas estas são as mais comuns:


● Conhecimento

● Engajamento e busca ativa

● Expressão de interesse

● Inscrição


O marketing de recrutamento concentra-se na contratação, com o objetivo de conduzir os candidatos mais adiante no pipeline de talentos. As funções do marketing de recrutamento incluem gerar conscientização, criar interesse, atrair consideração e conduzir candidatos em potencial a buscar oportunidades de emprego abertas.


Após as etapas do Marketing de Recrutamento, o candidato entra nas etapas finais do funil de contratação, que incluem o seguinte:


● Triagem

● Entrevista e avaliação

● Oferta

● Contratar



As melhores práticas de marketing de recrutamento



Use tráfego orgânico e pago. Identifique as plataformas de mídia social onde os candidatos-alvo frequentam regularmente. Por exemplo, alguns candidatos tendem a utilizar o Instagram e usá-lo para pesquisa. O LinkedIn pode ser melhor para alcançar candidatos com potencial interesse.


Aumente o poder dos canais de propriedade da empresa. O site, o blog, as páginas de carreiras, os canais do YouTube são bons locais para divulgar a marca do empregador e gerar o interesse do candidato. Use conteúdos sobre temas atuais e tendências, como home office, jornada de trabalho sendo híbridos. Sabemos que para destacar, os benefícios de trabalho dentro da empresa são alvos a chamar a atenção, sendo oferecendo planos de saúde, seguro de vida.



Reaproveite o conteúdo. A consistência da mensagem entre canais e departamentos é essencial para desenvolver uma marca empregadora e criar confiança com os candidatos. Uma maneira de garantir a consistência é redirecionar o mesmo conteúdo entre os canais. Por exemplo, o conteúdo de marketing de recrutamento desenvolvido para o blog da empresa pode ser reaproveitado para podcasts, posts no Instagram, LinkedIn, entre outros. O reaproveitamento pode maximizar o impacto do conteúdo de marketing de recrutamento, minimizando a despesa de criá-lo.


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