top of page

Saúde mental no trabalho — Entenda como ela impacta o colaborador.

Atualizado: 4 de ago. de 2023


Saúde mental no trabalho — Entenda como ela impacta o colaborador.

No mundo corporativo a saúde mental é um dos assuntos mais relevantes quando se trata da organização do seu time, e isso impacta demais no bem-estar da sua empresa, mas você sabe quais são os riscos que ela pode gerar?


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e considerado o quinto mais depressivo. A COVID-19 impactou demais nos sentimentos das pessoas, seja por medos decorrentes de mortes, luto e isso acarretou fatores relacionados à ansiedade.


Desse modo, é de extrema importância pensar nos cuidados com a saúde mental do seu time e evitar que as eventuais atividades do dia sejam afetadas. Dessa forma, elaboramos este post para te guiar sobre como entender sobre a saúde mental do seu colaborador e os impactos que ela pode gerar para a empresa.

Para te guiar sobre o assunto da melhor forma, iremos abordar alguns tópicos neste post:



Antes de abordarmos o assunto sobre “Saúde Mental”, precisamos entender o que significa o termo “Saúde”, e como ela impacta na relação interpessoal do colaborador. Desde modo podemos entender que ela engloba uma série de fatores que ocasionam o adoecimento, e o surgimento do termo “Saúde Mental” ganhou destaque, mas afinal você sabe o que significa “Saúde”?


Você sabe o que significa Saúde?


Compreendemos que a Saúde é uma das principais preocupações de nossas vidas. Sabemos que sem ela, iríamos nos sentir indispostos, com sintomas e sensações ruins. Com a rotina do trabalho exaltante, sabemos que é difícil nos cuidar e procuramos um especialista apenas quando realmente necessitamos.


Diante disso, as preocupações com a saúde devem ser constante e exigem a realização de consultas médicas e a prática de hábitos saudáveis de vida, que possam prevenir o surgimento de diversas doenças.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o conceito da palavra “Saúde” adquire-se com equilíbrio entre os fatores biopsicossociais, pela satisfação dos valores biológicos, sociais e culturais. Para alguns, ela pode ser entendida como sendo um estado de perfeita santidade, de plena consciência, com harmonia íntima para conhecer a verdadeira natureza da realidade. [Fonte OMS].


Agora que sabemos o conceito de Saúde, precisamos entender o que é Saúde Mental.


O próprio nome já se diz a respeito, Saúde mental se refere “à saúde do neurônio”. Você deve estar se perguntando é uma abreviação um pouco curta, mas temos que entender que o termo foi utilizado com maestria há mais de 100 anos.


Na definição da Organização Mundial da Saúde, a Saúde Mental é um estado do bem-estar e não apenas a ausência de doença.


O que você entende por saúde mental no trabalho?


Primeiramente precisamos entender que no mundo corporativo, muitas mudanças acabam se tornando algo estressante para o profissional de RH. Um jeito simples de entendermos o conceito, é que a saúde mental no trabalho ocasiona as relações sociais, e as estruturas organizacionais e podem até causar psiquismo em alguns colaboradores.


O setor de RH normalmente é muito sobrecarregado, devido a quantidade de atividade operacionais que impactam o seu dia.


A saúde mental é um dos assuntos mais importantes a serem tratados, especialmente no ambiente de trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de milhões de pessoas no mundo sofrem de doenças mentais. Essas doenças afetam não apenas a saúde do indivíduo, mas também sua produtividade no trabalho.


Além disso, a OMS também informa que as doenças mentais são as principais causas de afastamento do trabalho. Isso significa que, cada vez mais, é necessário que o tema “saúde mental no trabalho” seja discutido e que medidas sejam tomadas para garantir que essa saúde esteja em dia.


No Brasil, ainda não existem estatísticas oficiais sobre o tema, porém, diferentemente dos países desenvolvidos, o assunto ainda é pouco discutido nas empresas e nos órgãos de governo. Uma das doenças mentais mais comuns é a depressão, tendo em vista que afeta cerca de milhões de pessoas no mundo, e tem uma perda de produtividade equivalente a US$ 1 trilhão por ano. Outra doença mental comum é a ansiedade afetando cerca de milhões de pessoas no ano e tendo uma queda de produtividade equivalente a US$ 1,5 trilhão por ano. [Fonte: The Latest Research Mental Health and Wellness – Harvard Business Review].


Sabemos que pelo agravamento das doenças relacionadas a saúde mental, o ambiente de trabalho pode se tornar perigoso. Um funcionário com doença mental pode apresentar problemas de concentração, memória, raciocínio ou tomada de decisão. Além disso, os sintomas da doença mental podem causar estresse no funcionário e nos colegas de trabalho.


Um assunto muito importante e pouco discutido nas empresas é sobre o suicídio, onde iremos abordar neste post!


Precisamos falar sobre o suicídio!


Em um ambiente corporativo, o assunto sobre suicídio é pouco abordado. No Brasil 32 pessoas se suicidam por dia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A maioria dos colaboradores relatam que suas empresas depois da pandemia da COVID 19 se preocupam mais com doenças de cunho físico do que mental. A Saúde mental precisa ser mais presente no ambiente de trabalho.


É possível reduzir o risco de suicídio, diminuindo o sofrimento que levou a pessoa a essa situação extrema, através de tratamento e terapia, por exemplo.


Afinal, como podemos identificar pontos de atenção?


Pessoas vulneráveis podem apresentar os seguintes comportamentos:


  • Podem expressar sentimentos de desespero, solidão ou desesperanças.

  • Mudanças de humor e perda de interesse.

  • Comportamentos autodestrutivos.

  • Isolamento social.

O que pode ser feito nestes casos?


  • Buscar a conversa, escutar com empatia e oferecer apoio emocional.

  • Incentivar e acompanhar a pessoa na busca por ajuda profissional.

  • No caso de risco eminente, garantir que a pessoa sempre esteja acompanhada.

  • Analisar possíveis fatores de risco no ambiente de trabalho.


Afinal, o que leva uma pessoa a esta situação?


A maioria das pessoas que comete suicídio, tiveram algum transtorno mental diagnosticável, como depressão, transtorno bipolar, alcoolismo, esquizofrenia ou transtorno de personalidade, por exemplo.


Por isso precisamos reforçar estes assuntos com nossos colaboradores e orientá-los a procurar um profissional da área da saúde.


Afinal, você sabe o que é Sofrimento Mental?


Antes de abordarmos sobre Saúde Mental, precisamos entender que o termo Sofrimento Mental é caracterizado por sintomas depressivos, estado de ansiedade e um conjunto de queixas somáticas inespecíficas. O sofrimento mental tem sido entendido como um problema de saúde pública e objeto de discussão entre pesquisadores da saúde devido aos índices alarmantes, pois tem tornado a principal fonte de anos de vida ajustados por incapacidade para mulheres de 15 a 24 anos. [Fonte: The Latest Research Mental Health and Wellness – Harvard Business].


A saúde mental está prejudicando a produtividade do meu time?


Nós sabemos que a produtividade no trabalho pode ser afetada de diversas formas em decorrência de problemas relacionados a saúde mental. De tal modo, que a saúde mental pode prejudicar a capacidade de o funcionário realizar suas tarefas rotineiras. Além disso, os funcionários que sofrem de problemas de saúde mental podem ocasionar a ter uma baixa autoestima e se sentir inseguros. Sempre nós devemos nos atentar, pois isso pode levar ao absenteísmo e à baixa produtividade.


Sabemos que as soluções que devemos ter e que são relacionados aos problemas de saúde mental no ambiente de trabalho, é o acesso ao tratamento adequado. Muitos planos de saúde possuem cobertura para o tratamento especializado, como por exemplo: Psicoterapia, consulta ao psiquiatra e descontos em medicamentos.


Além do tratamento, é importante que os funcionários recebam 100% do apoio do RH. Portanto, é necessário que as empresas deem mais atenção à saúde mental dos seus funcionários. Isso pode ser feito, por exemplo, através de medidas, como a promoção de atividades de lazer e cultura, o investimento em cursos de qualificação e a disponibilização de profissionais especializados em saúde mental no trabalho.


Para ter um serviço de Plano de Saúde focado no bem-estar, muitas empresas hoje em dia contratam um Plano de Saúde, e nós sabemos que os tramites internos são complicados e burocráticos, e é nesta hora que nós da Genoa Seguros podemos te auxiliar da melhor forma através do nosso time, onde contamos com a excelência no seu atendimento.


Possuímos uma plataforma única e exclusiva onde o seu RH poderá visualizar todos as demandas relacionadas com Plano de Saúde e Odontológico da sua empresa.


Para mais informações, dúvidas e esclarecimentos, acesse nosso site:


Comments


bottom of page