
Outubro é o mês da conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a iluminação rosa é compreendida em qualquer lugar pois a popularidade do outubro Rosa dominou o globo de forma bonita e nobre, motivando e unindo toda a população em prol de uma causa tão importante.
Embora seja um tema difícil de se tratar, conversar, falar abertamente sobre a doença, podemos esclarecer mitos e verdades e, com isso aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença, lembrando que a cada três tipos de câncer, um pode ser curado e se for descoberto logo no início são grandes as chances de cura.
Muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, devemos desfazer as crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável, lembrando que alguns tipos de câncer, entre eles o de mama apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais e se, detectado precocemente, traz ótimos resultados no tratamento.
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama e alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. Na maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente, quando diagnosticado e tratado no início.
Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que não são normais nas mamas, e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama.
O câncer de mama, hoje, é mais recorrente em mulheres com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados para 2022, o que apresenta 24,5% dos casos por câncer em mulheres (fonte INCA) Instituto Nacional do Câncer.
A Lei n 12.732/2.012 estabelece que o paciente com neoplasia maligna (câncer de mama) tem o direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS no prazo de até 60 dias, a partir da data em que for firmado o diagnostico em laudo patológico ou em prazo menor conforme a necessidade terapêutica do caso.
Fatores de risco para o surgimento da doença?
Comportamentais/ambientais
Obesidade e sobrepeso após a menopausa; Sedentarismo (não fazer exercícios); Consumo de bebida alcoólica.
História reprodutiva/hormonais
Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos; não ter tido filhos; primeira gravidez após os 30 anos. Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado; ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos.
Hereditários/genéticos
História familiar de: a) Câncer de ovário; b) Câncer de mama em homens; c) Câncer de mama em mãe, irmã ou filha, principalmente antes dos 50 anos. A mulher que possui alterações genéticas herdadas na família, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, tem risco elevado de câncer de mama. Apenas 5 a 10 % dos casos da doença estão relacionados a esses fatores.
Sinais do Câncer de Mama?
Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
Alterações no bico do peito (mamilo).
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Toda mulher independente da idade, pode conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Na maioria das vezes os canceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres, por esse motivo olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas e em caso de alterações procure seu médico ou posto de saúde. E em caso de diagnostico positivo não se desespere! A escolha de olhar para vida ou para morte é sua e de mais ninguém. Podemos passar por essa fase de forma leve e saber que, acima de tudo, vai passar e ficando somente as coisas boas.
Você sabe quais as profissões são mais propensas a desenvolver o câncer de mama?
Hospitalares de Esterilização, farmacêuticos e veterinários.
Reparos elétricos (eletricistas).
Atividades noturnas.
Radiologia.
Cabeleireiro, Operador de Rádio e telefone, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Comissário de bordo.
Prevenção ao Câncer de mama nas empresas.
Contratação de um bom plano de saúde, cartilhas impressas, informe digitais, conteúdos em áudio e vídeo, conteúdos que abordem temas como inclusão e acolhimento, criar campanhas para incentivar o autoexame e a visita aos médicos sempre destacando a importância dos exames anuais.
A empresa pode incluir palestras com especialistas e com pessoas que tiveram câncer de mama. A ideia é normalizar o assunto e derrubar “tabus” e mostrar visualmente a cor rosa nos ambientes e até mesmo com colaboradores utilizando roupas nessa tonalidade. Isso irá criar um sentimento de respeito e abre um leque de oportunidade para conscientizar os funcionários, sendo ainda muito importante ressaltar que as mudanças não podem ser apenas estéticas o engajamento nessa atividade é de suma importância para que haja os melhores resultados com essas ações.
Lembrando que a saúde precisa vir em primeiro lugar e uma empresa que engaja com esse tema sabe que o cuidado com os colaboradores faz muita diferença para alcançar o sucesso.
Para ter um serviço de Plano de Saúde focado no bem-estar, muitas empresas hoje em dia contratam um Plano de Saúde, e nós sabemos que os tramites internos são complicados e burocráticos, e é nesta hora que nós da Genoa Seguros podemos te auxiliar da melhor forma através do nosso time, onde contamos com a excelência no seu atendimento.
Possuímos uma plataforma única e exclusiva onde o seu RH poderá visualizar todos as demandas relacionadas com Plano de Saúde e Odontológico da sua empresa.
Para mais informações, dúvidas e esclarecimentos, acesse nosso site:
https://www.genoaseguros.com.br/saude-para-empresas
Fonte de Pesquisa
INCA/SUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE.