top of page

As 5 principais vantagens do Consórcio

Atualizado: 7 de ago. de 2023


As 5 principais vantagens do Consórcio

Você já pensou que o consórcio pode ser uma ferramenta muito eficiente para você alcançar o seu sonho? Caso você esteja pensando em adquirir um bem e não possui todo o valor para pagar à vista por ele, nesse artigo detalharemos as vantagens dessa alternativa que está cada vez mais sendo aderida pelos brasileiros.


Para te guiar sobre o assunto, listaremos abaixo alguns tópicos que serão abordados neste Post:



Como funciona um consórcio?


Uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central organiza os grupos. Existem 3 grandes tipos: Imóveis, Bens móveis e Serviços. A mecânica funciona da seguinte forma: os consorciados contribuem mensalmente, formando assim o fundo comum que é utilizado para liberar o crédito aos contemplados. Todos os meses alguns consorciados podem ser contemplados através de sorteio ou lance (que nada mais é do que um adiantamento de parcelas).


As Vantagens de se adquirir um consórcio:


1- Baixo custo


Historicamente o Brasil tem uma taxa de juros muito alta, em muitos momentos, a maior do mundo. Então o primeiro ponto positivo do consórcio é o baixo custo envolvido, visto que é cobrado uma taxa de administração e não juros.


2- Flexibilidade de utilização


É possível utilizar o consórcio para adquirir diversas coisas. São três grandes grupos: IMÓVEIS, BENS MÓVEIS E SERVIÇOS. Desde imóveis urbanos (casas de apartamentos), rurais, terrenos, reformas e construções. Carros, motos, máquinas industriais. Festas de casamento, cirurgias, eletrodomésticos.


3- Colabora para a melhoria do planejamento financeiro familiar


O brasileiro não é considerado um povo poupador, então a utilização do consórcio pode tornar a pessoa mais compromissada com seus gastos visto que assumiu um produto de compra programada.


4- Menos burocracia


A aprovação do crédito é feita de maneira muito mais rápida e menos burocrática do que um financiamento, facilitando assim a conquista do sonho.


5- É possível transferir uma carta de consórcio contemplada ou não contemplada


O consorciado pode transferir a dívida caso venda seu imóvel adquirido pela carta contemplada. O comprador precisa passar pela aprovação da administradora para que isso seja concretizado. E uma carta de crédito ainda não contemplada pode ser transferida mais facilmente, de modo bem simples.


6- Existem estratégias para acelerar o acesso ao crédito


Uma das coisas que mais afasta as pessoas do consórcio é o medo de demorar muito para ter acesso ao valor do crédito para adquirir o bem esperado. Porém existem diversas táticas que podem acelerar a contemplação, como: utilização de FGTS (no caso de imóveis) ou do carro usado (no caso de bens móveis), lance embutido (que é quando o consorciado usa parte do crédito como forma de aumentar a chance de contemplação), e o próprio lance com recursos próprios, que é análogo a uma entrada.


Conheça mais sobre a Genoa Seguros.


...


Para ter um serviço de Plano de Saúde focado no bem-estar, muitas empresas hoje em dia contratam um Plano de Saúde, e nós sabemos que os tramites internos são complicados e burocráticos, e é nesta hora que nós da Genoa Seguros podemos te auxiliar da melhor forma através do nosso time, onde contamos com a excelência no seu atendimento.


Possuímos uma plataforma única e exclusiva onde o seu RH poderá visualizar todos as demandas relacionadas com Plano de Saúde e Odontológico da sua empresa.


Para mais informações, dúvidas e esclarecimentos, acesse nosso site:



Comments


bottom of page